terça-feira, 6 de maio de 2008

Um dia em Fátima


Parecia coisa da minha cabeça, eu no santuário de Nossa Senhora de Fátima, eu que nunca em toda minha vida achei que isso sairia dos meus castelos, lá estava, a frente de um dos maiores santuários erguidos para a mãe de Deus.

O tamanho daquilo é sem sombra de dúvida assustador, veio logo na minha minúscula cabeça, as igrejinhas que frequentava quando adolescente.rsrs, nem nos mais loucos castelos que eu construía, cheguei a pensar que estaria ali, vendo pessoas de todas as nacionalidades, com vários tipos de fé juntas com um mesmo propósito. Coisa de louco mesmo, adorei cada segundo.

Dentro do santuário, há umas velas ‘eletronicas’ que depositando uma moeda de um valor que agora não lembro, elas se acendem, porém este método moderno de velas não é bem aceito pelos fies, eles preferem a vela tradicional, que alias, ficam a venda num local sem ninguém supervisionando, chegamos lá há recipientes com as velas de vários tamanhos escolhemos a que nos ‘apetece’ e depositamos moedas num local especifico, o mais engraçado visto com os olhos brasileiros é que todos pagam pela vela, impossível não pensar que se fosse no Brasil isso não daria certo...rsrs

Há também uma espécie de faixa, onde as pessoas pagam suas promessas, antigamente , tipos uns 3 ou 4 anos se via um rastro de sangue que ficava dos joelhos dos fies, hoje isso não é mais permito e se vai pagar alguma promessa é preciso proteger os joelhos. Nada mais justo, já imaginou estar em contato com o sangue de outra pessoa com algum tipo de doença? Argg que pensamento feio!

Próximos dos dezenas de estacionamentos tem umas mesas fixas com bancos, para os peregrinos fazerem suas refeições, nós como a maioria levamos nossa comidinha e lá sentamos…ai que gostoso, comida típica portuguesa, doces, conversa, muito bom.

E é claro que aqui não está tudo que senti ou que vi estando neste belíssimo local que desejei estar por uma boa parte da adolescência, posso dizer apenas que nunca me senti tão feliz como estou me sentindo nesses dias.

2 comentários:

patemmanuelle disse...

eu quero conhecer tb!!!
eitha lendo tua historinha e viajando aki! hauha
aproveiteee viu!
=*

Thayse Valéria disse...

Espero q ao menos tenha lembrado d rezar por mim...hehehehehehehe


Blogspot Template by Isnaini Dot Com